terça-feira, 7 de junho de 2016

Nossa memória, nossa história

Taís Ferreira*

Uma história de vida não é feita para ser arquivada ou guardada numa gaveta como coisa, mas existe para transformar a cidade onde ela floresceu”  Ecléa Bosi




Hoje, podemos dizer, que a maior riqueza de uma cidade é sua gente, e, para preservarmos nossa história e cultura precisamos de leis de incentivo municipais específicas para a área de memória e patrimônio, além do envolvimento de todos os cidadãos, nossos professores e nossas escolas no resgate de nossa história, da memória de nossos antepassados que representam  a nossa cidade.

Começando pelo patrono desta casa: Sr. Oscar, com sua riqueza de memórias, os antigos moradores desta casa o médico Dr. Avelino de Queiroz e sua esposa, o Sr. Gerson Lopes e D. Zoé, o nosso jornal Alto São Francisco, importante arquivo de memória impressa, sua história e de seus fundadores.

Lembro-me das primeiras escolas em que estudei e quero aprender mais sobre elas. Conhecer quem foi Josino Alvim, o professor João Menezes, D.Maria Serafina, D. Hebe Bruno e seu pai, II Bruno, com seu rico acervo que sozinho constituiria um museu; médicos, comerciantes, fazendeiros, professoras, costureiras, bordadeiras, músicos, “o interior do nosso interior”, lembrando Rômulo Agresta, o "Balaio Mineiro" de Adelmo Soares Leonel, Daniel Polcaro, Fátima Oliveira, também jornalista, e outros tantos escritores e contadores de histórias piumhienses. O sonho de ver nossa história nossa maior riqueza, pesquisada e apresentada pelos jovens nas escolas de nossa cidade.

Fica aqui, na sala do memorial, uma pequena semente, que se quisermos poderá gerar frutos, para que nossa história, nossos ilustres ou anônimos notáveis não seja esquecida nas artes, na música, na medicina, na alta costura, na culinária, na farmácia, na educação. Um desafio para estudantes, professores, museólogos, cineastas. Uma semente que transforme nossa cidade.

A sala “Memorial Bento Ferreira Júnior” homenageia um nome a ser guardado, um exemplo de dedicação à profissão de dentista que fala do passado e aponta para o futuro.
























Taís Ferreira é jornalista, fotógrafa, blogueira

  • Taís Ferreira é jornalista profissional independente, blogueira, fotógrafa e idealizadora do projeto Museu das Profissões-Odontologia

domingo, 5 de junho de 2016

Memorial Bento Ferreira Junior





Publicado em: http://cromg.org.br/memorial-bento-ferreira-junior/

É com muita satisfação que anunciamos a abertura do Memorial Bento Ferreira Junior pelo Museu das Profissões em Piumhi, MG, no próximo sábado dia 28/05. A inauguração contará com a ilustre presença do presidente do CRO-MG, Dr. Luciano Eloi, em sua gestão Acolhedora e Participativa, para celebrar esta importante homenagem a um dos primeiros profissionais da odontologia e o pioneiro na utilização de radiografia odontológica da cidade de Piumhi, MG. A abertura do Memorial é motivo de comemoração para todos da classe odontológica mineira que tanto prestam serviços de qualidade a toda a população e, portanto, são também homenageados.


“Bentinho Dentista”, como é conhecido, formou-se em Odontologia pela então Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro hoje UNIUBE em 1954. Naquela época cursar o ensino superior era uma tarefa árdua e quase inimaginável para quem residia longe das grandes cidades, mas apesar das dificuldades Dr. Bento Junior graduou-se longe de casa e pôde abrir seu primeiro consultório em Piumhi e mesmo com sete filhos, nunca deixou de ser um profissional dedicado.


A inauguração do Memorial acontecerá na Casa de Cultura de Piumhi a partir de 18h e é aberta ao público, em especial gostaríamos de convidar a todos os profissionais e estudantes da área de saúde bucal da região.














Créditos: http://museudasprofissoes.blogspot.com.br






Jornal Alto São Francisco Edição: 3.875 - 23 a 29 de maio de 2016

























Jornal Ponto Edição 393 - 28 a 04 de junho de 2016 - página 01



Jornal Ponto Edição 393 - 28 a 04 de junho de 2016 - página 08




sábado, 4 de junho de 2016

Inauguração Memorial Bento Ferreira Júnior


Sala Memorial Bento Ferreira Júnior
Inauguração: 28 de maio de 2016
Casa da Cultura de Piumhi
museudasprofissoes.blogspot.com.br




Sala Memorial Bento Ferreira Júnior

Fotografias: Taís Ferreira e Arthur Lobato







Fátima Oliveira, jornalista e escritora


Taís Ferreira, jornalista e fotógrafa

Inauguração Sala Memorial Bento Ferreira Júnior/Museu das Profissões

Casa da Cultura de Piumhi





Casa da Cultura de Piumhi






Casa da Cultura de Piumhi






























































Therezinha Ferreira Melo, Taís Teonília Ferreira, Ilda Ferreira de Souza

Luis Fernando Menezes Ferreira, Magda Menezes Ferreira, Taís Teonília Ferreira, Márcia Menezes Ferreira,
Tania Maria Ferreira, Paulo Régis Ferreira, Renato César Ferreira.