FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO


Sala do diretor da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro, Mário Palmério, tendo ao fundo quadro expositivo com retratos dos formandos da primeira turma de odontólogos. Uberaba/MG




Da esquerda para a direita, Mário Palmério, Cecília Arantes Palmério,
Juscelino Kubitschek, Marília Palmério e Marcelo Palmério. UBERABA/MG


Mário Palmério, na Editora José Olympio, em noite de lançamento
de sua obra "Chapadão do Bugre". Rio de Janeiro, 1965.

Presidente Getulio Vargas observa o decerramento da
placa de inauguração da "Policlínica Getúlio Vargas",
na Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro.
UBERABA/MG, 1952.

Quadro expositivo com os retratos dos formandos da
primeira turma da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro,
UBERABA/MG, 1950


Uniube -Universidade de Uberaba







A trajetória da Uniube -Universidade de Uberaba- teve início em 1947, quando foi criada a Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Em 1972, a Instituição foi transformada em Faculdades Integradas, estrutura mantida até o seu reconhecimento pelo MEC -Ministério da Educação- como Universidade, em 1988. Hoje, a Uniube possui campus em Uberaba e Uberlândia, e mantém 42 cursos de graduação, muitos deles com oferta também na modalidade de Educação a Distância incluindo os tecnológicos de curta duração. O programa de pós-graduação inclui dois mestrados recomendados pela Capes - Educação e Odontologia - e especializações em diferentes áreas.

HISTORICO
A história da hoje Universidade de Uberaba, Instituição sem fins lucrativos, mantida pela Sociedade Educacional Uberabense, remonta ao ano de 1940, quando Mário Palmério funda o Lyceu do Triângulo Mineiro, com sede, inicialmente, na Rua Manoel Borges. Com essa iniciativa, o educador dava os primeiros passos na direção de um projeto muito mais ousado: dotar a pacata Uberaba da época de uma escola voltado para a oferta do ensino superior. 

Até que a idéia se transformasse em realidade, Mário Palmério põe em prática outras duas ações. Transfere a sede do Lyceu, mais tarde chamado de Colégio Triângulo Mineiro, para um conjunto de edifícios onde, hoje, funciona o Campus Centro e decide criar a Escola Técnica de Comércio do Triângulo Mineiro. 

Em 1947 o governo federal autoriza a abertura da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Em menos de dez anos, outras duas escolas entram em funcionamento: a Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, em 1951, e a escola de Engenharia do Triângulo Mineiro, em 1956. Uberaba, então, passa a se projetar também em razão de sua importante estrutura, voltada para o ensino superior, privilégio de poucas cidades mineiras, no início dos anos 50. Junto com essas importantes conquistas, veio a necessidade de expansão da estrutura física. Em 1976, começa a funcionar o Campus Aeroporto, instalado na Avenida Nenê Sabino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!
Tem alguma pergunta a fazer? Sugestões? Críticas?
Fique à vontade, escreva sua mensagem.