sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Um ensaio clássico, escrito em 1940, pelo Prof. Dr. Frederico Carlos Eyer, sobre a Evolução da Odontologia no Brasil e no Mundo - As Primeiras Faculdades de Odontologia do Brasil e do Mundo


folha de rosto
Tese de Frederico Eyer
sobre Odontologia

"Frederico Carlos Eyer, ícone da Odontologia no início do Século XX, fundou, em 1911, a Associação Central Brasileira de Cirurgiões-Dentistas, na capital federal, a Cidade do Rio de Janeiro.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a política nacional fervilhava, social e culturalmente, período em que o sindicato realizou dezenas de congressos nacionais e internacionais, preocupado com a formação técnica dos cirurgiões-dentistas, com a prevenção e o acesso da população ao tratamento odontológico.

Em abril de 1925, Frederico Eyer funda, na Rua Washington Luis, 128, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, a Assistência Dentária Zeferino D ́Oliveira que, durante décadas, desenvolveu um excelente trabalho pedagógico-dentário atendendo a milhares de crianças pobres. A obra idealizada por Eyer, infelizmente encerrou suas atividades na década de 1970.

Frederico Eyer foi, na década de 1930, fundador, e, Presidente da Federação Odontológica Brasileira. Naquele momento, inicia- se a grande campanha nacional contra os dentistas práticos."

Biografia extraída do site: http://scdrj.org.br/


Um antigo equipo odontológico 



Entre os vários trabalhos de Frederico Carlos Eyer destaca-se um Ensaio (Téze), publicado em 1940, onde Eyer faz um: "Histórico da Evolução da Odontologia no Brasil e no Mundo" "A Odontologia" - Téze apresentada pelo Prof. Frederico Carlos Eyer no"1° Congresso Cultural Brasileiro" - Rio de Janeiro-RJ - Maio de 1940.


"O autor estuda magnificamente a evolução da Odontologia paralelamente no Brasil e no Estrangeiro, fazendo notável apanhado do desenvolvimento dos estudos odontológicos nacionais. Após considerações sobre o papel social da Odontologia, apresenta brilhantes conclusões". 


A folha de rosto da Téze de Frederico Eyer sobre Odontologia


A folha de rosto da Tese de Frederico Eyer sobre Odontologia




A ODONTOLOGIA - ESCORÇO DE SUA EVOLUÇÃO - BENEFÍCIOS À HUMANIDADE
A CULTURA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA - EXTENSA BIBLIOGRAFIA - RIO DE JANEIRO - BRASIL - MAIO DE 1940
Autor Dr. Frederico Carlos Eyer:

"Animado por tão honroso parecer, resolvi publicar, em folheto, a minha Téze, como demonstração aos meus colegas que ainda continuo a trabalhar com o mesmo entusiasmo pela Odontologia Brasileira"  
Frederico Eyer - Junho de 1940.

 A Origem da Odontologia
"1.500 anos antes de Jesus Cristo, no célebre "Papirus de Ebers" está registrado que já se praticava a Medicina, no Egisto, em diversas especialidades. O Historiador Heródoto disse o mesmo sobre o Egito, 500 anos antes de Cristo. E acrescentou que a Medicina era dividida em várias especialidades, inclusive existindo a Arte de Extrair os Dentes. Porém, em Roma não era aceita a especialização: Scribonius Largus disse:
"O verdadeiro doutor deve ser um perito na cura de todas as moléstias."
O Prof. Vicente Guerrini de Napoli diz que isso era possível na época dos romanos, quando a Odontologia se resumia à Extração de Dentes, mas não atualmente com o grande desenvolvimento da Medicina.

À França, cabe a glória do início da fase científica da Odontologia com Pierre Fauchard e com José Lamaire.



Tiradentes
"No Brasil, houve o célebre depoimento de Tiradentes, em 22 de maio de 1789:
"
Que não tinha nesta cidade pessoas de particular amizade, porém que conhecia muita gente em razão da prenda de pôr e tirar dentes."

Em seus bens arrolados consta apenas: uma espora de prata, um espelho pequeno e de um estojo de ferros de tirar dentes, arrematados pelo dentista-prático Francisco Xavier da Silveira pela quantia de 7$460.

Pelo destaque que a figura de Tiradentes deu à profissão de cirurgião-dentista, e, pela importância que teve essa profissão em sua vida, que o tornou conhecido como "Tira-Dentes", trabalhamos para que o feriado de Tiradentes, abolido, em 1930, junto com outros 5 feriados, voltasse ao calendário cívico do Brasil, o que ocorreu em 1933.

O Brasil tinha em 1930, 12 feriados nacionais, e, o Chefe do Governo Provisório, o Dr. Getúlio Vargas, decidiu cortar para 6 feriados nacionais. Isto foi feito em 15 de dezembro de 1930, pelo decreto no 19.488.
O Feriado de Tiradentes foi o único que foi restabelecido. Isso se deu pelo decreto no 22.647, de 17 de abril de 1933: DECRETO N. 22.647 – DE 17 DE ABRIL DE 1933. Restabelece o feriado nacional de 21 de abril 


O Chefe do Govêrno provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, considerando que, dentre os feriados nacionais oprimidos por decreto do Govêrno Provisório, de no 19.488, de 15 de dezembro de 1930, o de 21 de abril era o de maior expressão histórica, por isso que fôra consagrado á memória dos precursores da República, simbolizados no martir, alferes Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes”, e usando das atribuições contidas no art. 1o do decreto no 19.398, de 11 de novembro de 1930,
decreta:
Art. 1o Fica restabelecido o feriado nacional de 21 de abril, consagrado pelo decreto no 155 B, de 14 de janeiro de 1890, do primeiro Govêrno Provisório da República á memória dos martires da Liberdade, resumidos na figura do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”.
Art. 2o Revogam-se as disposições em contrário.


Rio de Janeiro, 17 de abril de 1933, 112o de Independencia e 45o da República. 
Getulio Vargas
Francisco Antunes Macielpage4image22408


As Primeiras Faculdades de Odontologia do Mundo
"A primeira escola dentária do mundo foi criada, em 1840, graças aos esforços de Dr. Horace H. Hayden and Dr. Chapin A. Harris: a "Baltimore College of Dental Surgery", no Estado de Maryland, nos EUA.
Em 1859, o Reino Unido ganha sua primeira escola dentária - a "Metropolitan School of Dental Science".
page4image32768
Em 1882, surge, em Paris, a Ecole Dentaire Libre de Paris.
Em 1882, surge, em Paris, a Ecole Dentaire Libre de Paris. 

Em 1884, a Alemanha ganhou o seu primeiro "Instituto Dentário" anexo à Universidade de Berlin. Inicia-se, então, a fase verdadeiramente científica da odontologia.

Neste mesmo ano de 1884, é criado, no Brasil, o ensino odontológico, anexos às faculdades de medicina do Rio de Janeiro e da Bahia.

Leia a História da Faculdade de Medicina da Bahia:
http://www.fameb.ufba.br
Leia a História da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro:
http://www.medicina.ufrj.br

Pouco depois de criada a primeira Faculdade de Odontologia, foi descoberto pelo benfeitor da humanidade Horácio Wells, um alívio ao suplício do paciente: O Gás do Riso (Protóxico de Azoto).

O sofrimento de ir ao dentista não mais seria enorme. 




A Consolidação da Odontologia no Brasil

"Inicialmente o curso de odontologia era de 3 anos na Faculdade de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro, logo reduzido para 2 anos e simplificado os preparatórios.

Contra o descaso das autoridades, a iniciativa privada teve papel preponderante no progresso da odontologia no Brasil.

Em 1911, graças aos esforços de Frederico Eyer, foi criado, pelo Dr. Azevedo Sodré, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, as cadeiras de microbiologia, odontologia legal, química e metalurgia aplicadas e técnica odontológica; foi aumentado as matérias para admissão na faculdade, voltando o curso a ter 3 anos de duração.

A criação da Associação Central Brasileira de Cirurgiões dentistas, na década de 1910, contribui para divulgar a odontologia, prestigiá-la, e para pleitear, junto às autoridades, melhorias para a classe dos dentistas e para os cursos de odontologia.

O estadista que mais contribuiu para a Odontologia no Brasil foi o Presidente da República Dr. Getúlio Vargas, que foi o criador da Faculdade de Odontologia na Universidade do Brasil, (a atual UFRJ), colocando a Odontologia no mesmo patamar das demais profissões liberais. 


A Primeira Faculdade de Odontologia do Mundo
Como surgiu o primeiro Curso de Graduação em Odontologia do Mundo


"Formal education to prepare students for the practice of dentistry originated in 1840 when the Baltimore College of Dental Surgery was chartered by the General Assembly of Maryland.

This represented the culmination of the efforts of Dr. Horace H. Hayden and Dr. Chapin A. Harris, two dental practitioners who recognized the need for systematic formal education as the foundation for a scientific dental profession.

Together they played a major role in establishing and promoting formal dental education, and in the development of dentistry as a profession.

BCDS served as a prototype for dental schools gradually established in other American cities and originated the pattern of modern dental education, with equal emphasis on sound knowledge of general medicine and development of the skills of dentistry.

Through the prominent role of its faculty and graduates and their contributions to dental and medical progress, BCDS has exerted a remarkable influence on professional dentistry.

The present dental school evolved through a series of consolidations involving the Baltimore College of Dental Surgery, founded in 1840; Maryland Dental College, founded in 1873; the Dental Department of the University of Maryland, founded in1882; and the Dental Department of the Baltimore Medical College, founded in 1895.

The final consolidation took place in 1923, when BCDS and the Dental Department of the University of Maryland were combined to create a distinct college of the university under state supervision and control.

BCDS has preserved artifacts from dentistry's past in its own collection, which is on permanent loan to the Dr. Samuel D. Harris National Museum of Dentistry."

Leia em:
http://www.dental.umaryland.edu/history.html 




Em 2012, a Faculdade de Odontologia de São José dos Campos-SP, FOSJC-UNESP, passou a chamar-se ICT-UNESP. De 1954 até 1970 - Faculdade de Farmácia e Odontologia de São José dos Campos-SP, Brasil - FFOSJC


De 1970 até 2012 - Faculdade de Odontologia de São José dos Campos-SP, Brasil - FOSJC Em 30/Jan/1976, a FOSJC passou a fazer parte da Universidade Estadual Paulista – UNESP. 

A FFOSJC, atual ICT-UNESP, surgiu em 1960, 140 anos depois da Primeira Escola de Odontologia do Mundo.

Oração do Dentista!
Senhor! Tu és o Grande Mestre. Ajoelho-me diante de Ti.
Já que tudo o que é bom vem de Ti, eu peço:
O senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião e a paciência de um monge. Afasta do meu coração a cobiça e a mesquinhez.

Dá-me correção nas atitudes e força para poder aliviar, ao menos uma parte da carga de sofrimentos dos meus semelhantes.
Dá-me a graça de compreender o privilégio que Tu me concedes.

Dá-me a graça de confiar em Ti, com Fé simples de uma criança. Amém
“As suas vitórias são mostradas nos rostos daqueles que recuperam o prazer de sorrir!”

Leia também a página sobre a Odontologia no Brasil: 

http://www.ict.unesp.br/#!/instituicao/memorias/a-odontologia-no-brasil/ 

O primeiro endereço do Campus da FFOSJC, atual ICT-UNESP, foi Rua Professor Frederico Eyer, 110.

O nome da rua foi sugerido pelo Prof. Dr. Cervantes Jardim, primeiro diretor da FFOSJC, atual ICT-UNESP, para homenagear um antigo professor seu, e, um dos grandes nomes entre os pioneiros da Odontologia no Brasil, no início do Século XX. 




4 comentários:

  1. Respostas
    1. http://museudasprofissoes.blogspot.com.br/2016/04/convite-inauguracao-memorial-bento.html

      Excluir
  2. Nós é que agradecemos a enorme contribuição desse trabalho para a memória da odontologia. Fica aqui, a tentativa de prestar o merecido reconhecimento a todos os cirurgiões-dentistas que deram sua contribuição para projetar a odontologia brasileira na dimensão técnico-científica e de expressiva importância para a saúde da população. A eles o nosso eterno reconhecimento. Gostaria de enviar o convite para a inauguração da sala que abrigará o "Memorial Bento Ferreira Júnior". Gentileza enviar, por email, o endereço. Grata por seu comentário.

    ResponderExcluir

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!
Tem alguma pergunta a fazer? Sugestões? Críticas?
Fique à vontade, escreva sua mensagem.