sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Uniube -Universidade de Uberaba


Histórico
A trajetória da Uniube -Universidade de Uberaba- teve início em 1947, quando foi criada a Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Em 1972, a Instituição foi transformada em Faculdades Integradas, estrutura mantida até o seu reconhecimento pelo MEC -Ministério da Educação- como Universidade, em 1988. Hoje, a Uniube possui campus em Uberaba e Uberlândia, e mantém 42 cursos de graduação, muitos deles com oferta também na modalidade de Educação a Distância incluindo os tecnológicos de curta duração. O programa de pós-graduação inclui dois mestrados recomendados pela Capes - Educação e Odontologia - e especializações em diferentes áreas.
HISTORICO
A história da hoje Universidade de Uberaba, Instituição sem fins lucrativos, mantida pela Sociedade Educacional Uberabense, remonta ao ano de 1940, quando Mário Palmério funda o Lyceu do Triângulo Mineiro, com sede, inicialmente, na Rua Manoel Borges. Com essa iniciativa, o educador dava os primeiros passos na direção de um projeto muito mais ousado: dotar a pacata Uberaba da época de uma escola voltado para a oferta do ensino superior. 

Até que a idéia se transformasse em realidade, Mário Palmério põe em prática outras duas ações. Transfere a sede do Lyceu, mais tarde chamado de Colégio Triângulo Mineiro, para um conjunto de edifícios onde, hoje, funciona o Campus Centro e decide criar a Escola Técnica de Comércio do Triângulo Mineiro. 

Em 1947 o governo federal autoriza a abertura da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Em menos de dez anos, outras duas escolas entram em funcionamento: a Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, em 1951, e a escola de Engenharia do Triângulo Mineiro, em 1956. Uberaba, então, passa a se projetar também em razão de sua importante estrutura, voltada para o ensino superior, privilégio de poucas cidades mineiras, no início dos anos 50. Junto com essas importantes conquistas, veio a necessidade de expansão da estrutura física. Em 1976, começa a funcionar o Campus Aeroporto, instalado na Avenida Nenê Sabino.


NOVA ESTRUTURA 

A partir de 1972, as faculdades isoladas dão lugar a uma nova organização e a Instituição passa a se chamar Faculdades Integradas de Uberaba, ficando conhecida pela sigla FIUBE. A mudança possibilita que se criem, em 1973, os cursos de Educação Física, Psicologia, Pedagogia, Estudos Sociais e Comunicação Social. O ano de 1981 marca a fusão com a Fista -Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino. Com a medida, a FIUBE incorpora os cursos de Letras, Filosofia, História, Geografia, Estudos Sociais, Ciências (Química, Matemática e Biologia), Pedagogia (Supervisão Escolar nas escolas de 1º e 2º graus, Orientação Educacional, Administração Escolar) e a habilitação em Jornalismo, do curso de Comunicação Social.

A mais significativa das conquistas se dá em 1988: o reconhecimento como Universidade de Uberaba pelo Ministério da Educação. A mudança garante à Instituição autonomia para a criação de novos cursos. Entre 1989 e 1991. A Universidade de Uberaba passa a oferecer as graduações em Engenharia Agrícola, Tecnologia em Processamento de Dados, Administração, Engenharia Elétrica, Arquitetura e Urbanismo e o de Ciências Econômicas, além de mais duas habilitações no curso de Pedagogia: Magistério das séries iniciais do 1º grau e Pré-Escolar. 

Em 1997, a Instituição dá um importante passo para se firmar também como centro de excelência para o ensino de graduação na área da saúde. Por decisão do Conselho Universitário, é autorizada a criação dos cursos de Medicina, Farmácia Industrial, Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Medicina Veterinária. 

A implantação desse último é resultado de uma parceria com a ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e a FAZU - Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba, em cujo campus funciona o Hospital Veterinário. Um ano depois, o Conselho autoriza a abertura do curso de Enfermagem. Atualmente, a Universidade de Uberaba mantém os seguintes cursos: Administração de Empresas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Aeronáuticas, Ciências Biológicas, Comunicação Social (Jornalismo -Publicidade e Propaganda), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Farmácia Industrial, Fisioterapia, Fonoaudiologia, História, Letras (Português-Inglês / Português-Espanhol), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia Especial, Psicologia, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação, Terapia Ocupacional e Turismo.

PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

O ano de 1997 marca ainda o início do programa de Pós-Graduação da Universidade de Uberaba: o Mestrado em Ciências e Valores Humanos, e o Mestrado em Educação: Formação de Professores, além de especializações em diversas áreas. O programa está centralizado no Campus Aeroporto. A Universidade de Uberaba está credenciada como Instituição de pesquisa junto ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Possui diversos projetos aprovados pela Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, e pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias, além de outros organismos de fomento. Todos os projetos têm como referência a busca de respostas para questões concretas da região onde ela se insere.

NOVA ESTRUTURA 

Também, em 1997, a Instituição põe em prática um processo de profundas mudanças na estrutura voltada para o ensino de graduação. Atualização de currículos, qualificação do corpo docente, através da contratação de mestres e doutores e a capacitação dos profissionais da casa, foram algumas das medidas implementadas. Junto veio a transformação da estrutura física, com a reforma e construção de novos prédios, e a implantação de laboratórios de vanguarda que dão suporte ao aprendizado prático dos alunos. Uma nova e moderna biblioteca é entregue à comunidade acadêmica. O mais recente avanço é registrado em 2000, quando a Universidade de Uberaba coloca em funcionamento o seu Programa de Educação a Distância - EAD, oferecendo, inicialmente, especialização em Cafeicultura Irrigada. O projeto de EAD está integrado ao Instituto de Formação de Educadores.

PROGRAMAS DE APOIO

A comunidade acadêmica da Universidade de Uberaba conta com vários programas de apoio, criados para dar suporte as atividades de docentes e discentes dentro e fora do Campus. Funcionam os programas de Tutoria, Iniciação Científica, Apoio à Pesquisa, Monitoria e o PAE -Plano de Atenção ao Estudante. Esse último, além de assistência jurídica, oferece atendimentos nas áreas de Odontologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Farmácia Industrial.
FUNDADOR
Fundador
Mário Palmério é o fundador da Uniube. Iniciativa que teve início em 1947 com a criação da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Menos de 10 anos depois, Uberaba já contava também com a Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro e a Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro. Como político, sua trajetória foi marcada por três mandatos como Deputado Federal pelo PTB – Partido Trabalhista Brasileiro.Atuou como Embaixador do Brasil no Paraguai, durante o Governo de João Goulart, entre 1962 e 1964.Foi escritor, autor dos livros "“Vila dos Confins” e “Chapadão do Bugre", obras que lhe valeram o título de Imortal da Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira nº 2 tendo sido eleito em quatro de Abril de 1969.

Mário de Ascenção Palmério nasceu em Monte Carmelo-MG, no dia 01 de março de 1916, 
filho de Francisco Palmério e de Maria da Glória Palmério. Iniciou seus estudos em Uberaba e,
 em 1935, matriculou-se na Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro, de onde 
acabou se desligando no ano seguinte, por problemas de saúde. Em 1936, ingressou 
no Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais, sendo designado para trabalhar na 
sucursal de São Paulo. Na capital paulista, Mário Palmério iniciou sua prática pedagógica 
como professor de Matemática do Colégio Pan-Americano, mantido pela Escola 
Paulista de Medicina.

Em 1988, a mais importante das conquistas para quem se dedicou tanto ao setor de 
ensino: o reconhecimento da instituição como Universidade de Uberaba.

Além da Fundação do Lyceu do Triângulo Mineiro e das Faculdades de Odontologia, 
Direito e Engenharia, Mário Palmério teve papel importante na criação do primeiro 
curso de medicina de Uberaba da UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

O Político
Mário Palmério iniciou sua carreira política em 1950, elegendo-se Deputado Federal pelo PTB. 
Na Câmara, exerceu, durante todo o primeiro mandato, a vice-presidência da Comissão 
de Educação e Cultura. Foi reeleito em 1954, passando a integrar a Comissão de Orçamento 
e a Mesa da Câmara. Reelegeu-se em 1958. Em 1962, foi nomeado pelo então Presidente 
João Goulart Embaixador do Brasil no Paraguai. Permaneceu no cargo durante quase dois 
anos, período em que aproveitou para se dedicar também à música. São de sua autoria 
muitas guarânias e polcas paraguaias, destacando-se, entre elas, "Saudade", 
"Noches de Assuncion" e "No Digas No".

O Escritor
A vida literária de Mário Palmério teve início em 1956, com a publicação do livro 
"Vila dos Confins", fruto de uma aventura intelectual que tinha como principal propósito 
a política. A obra nasceu relatório, cresceu crônica e acabou romance. 
Em 1965, publicou "Chapadão do Bugre". Quatro anos depois, no dia quatro de abril, 
foi eleito para a vaga de Guimarães Rosa, na Academia Brasileira de Letras, passando 
a ocupar a cadeira de número dois.
Em busca de temas para novos livros, Mário Palmério decide ir morar na Amazônia, 
onde ficou nove anos. Viveu num barco que ele mesmo projetou e batizou de 
"Fray Gaspar de Carvajal". Nesse período, recebeu inúmeras visitas de cientistas e 
naturalistas de quase todo o mundo, interessados pela flora e fauna da Amazônia.

O nome Mário Palmério poderia ser lembrado por sua contribuição aos mais diferentes 
setores. Mas, bastaria o reconhecimento a um homem que, com sua visão futurista, 
decidiu investir na mais importante conquista do ser humano: a Educação.
O Campus
Dois campus, Hospital Veterinário (parceria Uniube-ABCZ-FAZU), Clínicas Integradas e a Unidade Básica de Saúde, localizada no bairro Alfredo Freire formam a estrutura da Uniube em Uberaba para o ensino de graduação e de pos-graduação. O Campus Centro, com 10.000 metros quadrados de área, está localizado na avenida Guilherme Ferreira, nº 217. Nele funciona a sede da Sociedade Educacional Uberabense, mantenedora da Uniube e o setor de clínicas. O principal suporte para o ensino de graduação está situado no campus Aeroporto, na avenida Nenê Sabino, nº 1801 ocupando uma área de 350 mil metros quadrados.
Campus Uberaba

Duas unidades de ensino, Hospital Universitário, Hospital Veterinário, UBS do Bairro Alfredo Freire e mais uma Fazenda Escola, localizada nas margens da BR-050, entre Uberaba e Uberlândia, formam a estrutura do Campus Uniube/Uberaba.
Campus Centro
Na Avenida Guilherme Ferreira, nº 217, está a sede da Sociedade Educacional Uberabense, Instituição sem fins lucrativos, mantenedora da Uniube. É lá que funcionam também a Policlínica Odontológica Getúlio Vargas e as clínicas de Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia Especial, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional, além do Laboratório de Análises Clínicas do curso de Biomedicina. Juntos, esses setores integram o chamado projeto Clínicas Integradas, responsável por milhares de atendimentos gratuítos que são feitos anualmente à população carente de Uberaba e região. Na área, com 10.000 metros quadrados, está instalado também o Centro Cultural Cecília Palmério.

Campus Aeroporto
A principal estrutura para o ensino de graduação e pós-graduação está concentrada na Avenida Nenê Sabino, nº 1801. São 350 mil metros quadrados onde existem 22 blocos, reservados ao funcionamento de salas de aula e laboratórios, além do prédio ocupado pela Biblioteca Central. Na unidade estão instaladas também a Reitoria, Vice-Reitoria, Pró-Reitorias, diretorias de institutos, áreas estratégicas, cursos e a Divisão de Serviços Acadêmicos. Fazem parte ainda do complexo o núcleo de informática, a editora e gráfica universitária, livraria, agências bancárias e praça de alimentação.

Centro Cultural
O Centro Cultural Cecília Palmério foi inaugurado em agosto de 1997. O prédio de estilo neoclássico, ocupa uma área de 320 metros quadrados, divididos em dois pavimentos. Além de uma galeria reservada para exposições de artes plásticas, o Centro possui também um auditório com capacidade para 168 lugares, onde acontecem apresentações artísticas, palestras e conferências. O Centro Cultural Cecília Palmério é mais um importante espaço, criado para dar apoio as iniciativas culturais de Uberaba.


Campus Uberlândia
Campus Rondon
Em fevereiro de 2007 entrou em funcionamento o Campus Rondon. Com cerca de cinco mil metros quadrados de área construída, o prédio, de arquitetura moderna, está situado numa das mais movimentadas avenidas de Uberlândia, a Rondon Pacheco. O Campus foi todo estruturado para abrigar os cursos de Direito, Administração, Turismo e Gestão de Agronegócios.
Fazenda Escola


Policlínica Ivo Monti

A história da Universidade de Uberaba (UNIUBE) começa em 1947, com a Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Em 1988 foi reconhecida pelo MEC e hoje mantém 42 cursos de graduação. 
Campus Centro: Avenida Guilherme Ferreira, 217, Uberaba/MG. Telefone: (34) 3319-6600. 
Campus Aeroporto: Avenida Nenê Sabino, 1801, Bairro Universitário - Uberaba/MG. Telefone: (34) 3319-8800 
Campus Rondon: Rua Coronel Severino, 251,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!
Tem alguma pergunta a fazer? Sugestões? Críticas?
Fique à vontade, escreva sua mensagem.